top of page
  • Facebook
  • Instagram

Há quanto tempo foi a última inspeção no seu prédio?

A prevenção é realmente a melhor forma de evitar acidentes, como por exemplo, um incêndio. Por isso, cobre do seu síndico a inspeção predial!




É clichê, mas é verdade: prevenir é sempre o melhor remédio. No caso de edificações, isso se aplica ainda mais. Por se tratar de construções, muitas vezes já antigas, a inspeção é a melhor maneira de se certificar de que tudo está bem e, caso tenha falhas, acionar os profissionais habilitados para resolver o problema.


A engenharia diagnóstica oferece esse tipo de serviço: a inspeção, que pode ser aplicada tanto em prédios residenciais, comerciais ou industriais e aferir precisamente se há algo em desconformidade.


Engenheiros são aptos para verificar inclusive a manutenção de itens obrigatórios de segurança, que são essenciais em situações de emergência.


Edificações de qualquer uso, que representam perigo à coletividade, e devem ser inspecionadas. A frequência varia de acordo com a idade da edificação conforme tabela: Para construções com mais de 50 anos precisa ser anualmente. Entre 31 e 50 anos: a cada dois anos. Entre 21 e 30 anos: a cada três anos. Edificações públicas, comerciais, industriais, privadas não residenciais e clubes de entretenimento, independente da idade: precisam ser vistoriados a cada três anos. Já as com menos de 20 anos, devem passar pela inspeção a cada cinco anos.




As edificações novas têm que ser inspecionadas antes da entrega ou logo após a entrega oficial, pois em muitas vezes as construtoras ou incorporadoras entregam seu empreendimentos ainda em fase de construção, ficando serviços a cargo do condomínio.


Cobre seu síndico e acione já engenheiros que poderão aferir as condições reais do seu prédio.


Dicas para evitar acidentes


1. Evite que o gás de cozinha fique dentro de locais fechados. Ele pode ser fator crucial para alastrar o fogo. O ideal é que seja canalizado.


2. Registros de gás e mangueiras, tanto da distribuição e gás quanto dos aquecedores possuem validade, verifiquem se estão de acordo, se não façam a troca imediata.


3. Evite sobrecarregar a rede elétrica. Um dos exemplos mais comuns é ligar vários aparelhos em uma mesma tomada.


4. Para instalações elétricas em casa, contrate profissionais qualificados. As ligações clandestinas causam acidentes e sobrecarregam a rede elétrica.


5. Não deixe que os extintores fiquem fora da validade e se possuem sistema de hidrante garanta que as mangueiras de incêndios e seus metais estejam no local indicado e em bom estado. É recomendada a manutenção anual desses equipamentos.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page